terça-feira, 24 de julho de 2012

Home Office: conforto x praticidade

H

Hoje é terça feira, dia de rodízio do meu carro, e dia que trabalho em casa, no esquema home office. Por isso me lembrei de uma matéria que escrevemos para a Revista Dia a Dia, no mês de janeiro de 2012 e resolvi posta-lá na integra para vocês.


"O conceito de home office vem sendo cada vez mais utilizado, este é um ambiente requisitado em quase todos os projetos solicitados aos escritórios de arquitetura. 


Quando falamos em um espaço para trabalhar em casa, temos que pensá-lo com muito cuidado. O conforto e a informalidade são os primeiros aspectos com os quais as pessoas se preocupam, porém, a organização, a ergonomia, e a iluminação são fatores importantíssimos para este ambiente, onde a pessoa passará boas horas do seu dia. "





"Uma marcenaria bem planejada, com gavetas específicas para cada coisa, armários e prateleiras para livros e nichos, facilitam para que tudo fique no seu lugar, e seja de fácil acesso. Gaveta para pastas suspensas com chaves, são ótimas soluções para arquivar documentos e contas. 


A bancada de trabalho, deve ter uma altura em que o usuário fique com os pés apoiados no chão, e com antebraço apoiado na mesa. A iluminação deve ser direta, posicionada de forma que não reflita no monitor do computador, e deve-se sempre considerar a iluminação natural, que precisa estar posicionada na lateral da mesa e não por trás, como muitos pensam. 


Após considerar todos estes fatores funcionais, é preciso trazer aconchego, afinal não se trata de uma empresa, e sim, de um ambiente da sua casa, portanto, a decoração é essencial. Colocar quadros, objetos, cores que agradem a pessoa, e até mesmo alguma coleção de objetos casam perfeitamente com este ambiente."





Fotos: J. Vilhora

Projetos: Maluf & Ferraz Arquitetura e Interiores

Nenhum comentário:

Postar um comentário